Anterior
Próximo

Longa Vida Ao Sol!

Caro leitor, que surpresa esse interesse todo em relação ao Sol e seu papel (quando ele desempenha algum)?! Continuamos pasmos! Mas, mãos à obra – que se o Sol não trabalha, achando-se filho privilegiado e intocável do pai, nós os Canis & Circensis temos que garantir o pão de cada dia.

Prosseguimos: como astro-Rei, o sol age como se espera que aja um soberano: indiferente às sangrentas intrigas palacianas, ao fratricídio de seus filhos, adulado por bajuladores que lhe batem palmas inocentes toda manhã que ele desponta no horizonte, saudando com isso a renovação diária de sua ensolarada vida a certeza do mutismo de seus súditos, na certeza de que amanhã tudo irá se repetir porque não haverá nada de novo sob seu reinado.

E mesmo que houvesse (o que, além de improvável, é impossível), o que haveria para se reclamar, se a todos estivesse sendo fornecidos calor e luz, em doses diferentes, de acordo com latitudes e longitudes distintas, o que muda muito e não muda nada – afinal, o que há de reclamar se há calor e luz? E o Sol sabe perfeitamente disso. É claro que, de vez em quando ele combina o jogo com o frio e com a chuva: sai de cena por algum tempo, só para voltar e ser reconhecido por isso: por que foi embora? Por que desapareceu? Só para que sentíssemos ainda mais a sua falta? Mas, na sua ausência, o que muda na vida da vida, na vida do mundo, na vida das pessoas? A vida deixou de ser o que sempre foi? O mundo deixou de ser o que sempre foi? A vida das pessoas deixou de ser o que sempre foi? Pobre deixou de ser pobre? Rico deixou de ser espoliador? Fabricante de arma deixou de fabricar arma? Poluidor deixou de poluir rios e mares? Fabricante de comida ultraprocessada deixou de fabricar comida ultraprocessada? Bala perdida deixou de encontrar algum corpo de gente favelada e periférica? Assaltante deixou de assaltar? Banco deixou de espoliar cliente? Sonegador deixou de sonegar? Assassino deixou de assassinar? Injustiça virou justiça? Imperialista deixou de invadir algum país? Imperialista deixou de roubar a riqueza de algum outro país? A mentira deixou de ser ilusão? A paz passou a reinar entre os homens? O amor passou a ser a palavra de ordem? A solidariedade voltou a ocupar o lugar que lhe é de direito, podendo fazer não só o seu digno trabalho, mas também o trabalho de quem deveria fazer da vida um lugar iluminado e quentinho para se viver?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress