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À nudez da coisa corresponde a cupidez da palavra

São como são as coisas, ou, para terem vida, dependeriam elas, essas coisas, de serem vistas e principalmente nomeadas do modo como foram e são nomeadas e constantemente renomeadas por seres ávidos de batizarem tudo o que veem à frente?

Sim, porque é esse o mote desse Aforismo. De um lado, a indagação é a seguinte: um chuchu sabe-se chuchu? Uma salamandra sabe-se salamandra? Um skate sabe-se skate? Um pé fedido sabe-se pé fedido? Um perdigoto sabe-se um perdigoto? Um eczema sabe-se eczema? Ou, de outro lado, quem nomeou o chuchu reservou seus melhores esforços para nomear, por exemplo, uma taça de morango com chantilly? E o que dizer da salamadra: por que não um fofo de um panda? Um skate não gostaria de ser um portentoso catamarã? Coitado então do pé fedido: por que não um é cheiroso e sedoso? Será que o perdigoto cuspido no ar por falantes verborrágicos não gostaria de ser a saborosa saliva de dois lábios apaixonados? O eczema, esse coitado, nem saberia dizer o que poderia ser de melhor!

O fato, leitor, é que nossos pesquisadores estavam – e continuam – interessados em entender essa verdadeira situação de pia batismal, sem a qual chuchu não seria chuchu, salamandra não seria salamandra, skate não seria skate, pé fedido não seria pé fedido, perdigoto não seria perdigoto, nem eczema, eczema. Em outras palavras, a certidão de batismo de cada coisa poderia ser outra, sobretudo ser outra coisa. Se as coisas pudessem ser diferentes, ou melhor, ser conhecidas diferentes, não negamos que haveria muita confusão à vista. Para ficarmos nos exemplos citados: o chuchu até gostaria de ser chamado de morango com chantilly, mas e o contrário? Já imaginou: você chega na lanchonete e pede uma deliciosa taça de chantilly e – surpresa das supresas – recebe uma taça de chuchu? Agora, fala a verdade: bem que o eczema gostaria de ser chamado de dodói, só para ganhar um beijinho e um sopro, um soprinho bem quentinho, concorda?

De onde se conclui que a palavra é a verdadeira vilã da estória da história.

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