Anterior
Próximo

Antigamente, o ladrão estava fora da lei. Hoje, é protegido por ela

Na verdade, o que nossos pesquisadores estavam buscando entender melhor era o seguinte: qual a melhor condição para agir o ladrão? Se bem que, sem lei, não pode haver nem transgressão à lei, o que mostra que a transgressão à lei só existe porque existe a lei, o que, segundo alguns, já mostra, logo de início, que a lei deve servir para alguma coisa, mas não para colocar ordem em coisa nenhuma.

Mas, ladrão que é ladrão, quer moleza, trabalho fácil, nada de dificuldade, que é coisa de gente que tem que ganhar o pão que o diabo amassou com o suor do próprio rosto. Assim, imaginam nossos pesquisadores que se antes da lei era mais fácil ser ladrão, depois da lei teria que continuar ser tão fácil quanto possível ser ladrão que ladrão não é bobo nem nada, que bobo é quem trabalha.

Assim, ladrão que é ladrão deve pensar assim: não seria uma lei que nos impediria a ladroagem; não seria tudo que foi colocado em cima da lei, leis e mais leis, lei regulando lei que não regula nada, e mais leis, e ainda mais leis todo um Judiciário que parece criar leis só para ladrão roubar. Nossos pesquisadores chegaram até a pensar haver uma parceria entre Judiciário e ladrões, mas, quando esse assunto foi ventilado com nosso Departamento Jurídico, que, ofendidíssimos, nos proibiram terminantemente de abordar o assundo dessa maneira, o que dissemos que deixaríamos de fazer, só que não, porque nossas pesquisas evidenciam uma tal proximidade entre as duas atividades que isso só parece coisa de gêmeos siamesmos.

Continuamos achando que como ladrão não tem nada de bobo, sabe ele que a Justiça faz-se de durona também para não entregar o jogo logo de saída, mas é aquela história: um passo à frente da Justiça e o ladrão já deu uns bons passos à frente, fazendo com que a Justiça tenha que pensar em novas leis, tentando remendar leis anteriores, colocando um band-aid, uma fita adesiva, o que tiver à mão para remendar o irremendável.

Ao menos, a Justiça tem serviço que não acaba mais, porque com ladrão ela definitivamente parece não conseguir acabar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress