Anterior
Próximo

Filosofia fala da humanidade. Sociologia fala de grupos humanos; psicologia fala da alma humana e nenhuma delas tem sequer uma palavra a dizer sobre o homem de carne e osso

Prezado leitor: somos pensadores de diversas áreas, preocupados tão-somente em entender o fenômeno humano da maneira mais abrangente e honesta possível. Por isso, ficamos profundamente incomodados – ofendidos, na verdade – quando recebemos o pedido de pesquisar o tema acima. Como assim, nossos filósofos não têm nada a falar sobre homens de carne e osso? Como assim, nossos sociólogos não têm nada falar sobre homens de carne e osso. Como assim, nossos psicólogos não têm nada a falar sobre homens de carne e osso?

(Se bem que, confessamos, houve quem dentre nós que respondeu afirmativamente às questões acima, causando certo mal-estar na equipe.)

Então, nós não temos nada a falar sobre … nós?! Quem é esse homem de carne osso sem a explicação da filosofia, da sociologia e da psicologia? Homem de carne e osso não pensa, não participa de grupos, não tem mundo interior? Não tem mundo simbólico? Não passa de um osso cognitivo? Do que todos aqueles de nós estão falando há décadas, há séculos, há milênios? Seria preciso, por acaso, criar uma filosofia de carne e osso; uma sociologia de carne e osso; uma psicologia de carne e osso?

Quando começaram a pensar sobre o Aforismo, nossos pesquisadores sentiram-se constrangidos, afinal, como pensadores, eles se sentiram diretamente atingidos, sentiram-se na verdade provocados – então, tudo aquilo sobre o que eles falam, e que é aquilo que você lê, seria o quê? Canis&Circensis … conversa mole? Canis&Circensis … papo furado? Canis&Circensis … blá-blá-blá?

Mas, nós não demoramos muito, muito tempo pra passar do cérebro reptiliano, para o límbico, para, a duras penas, chegar no neocórtex e tentar colocar um pouco de ordem nessa bagunça toda? Refletir sobre tudo isso? Simbolizar tudo isso? E vem todo mundo dizer que nós não temos nada a dizer?! Que quem tem o que dizer são a carne e os ossos? Vida nua e crua?!

Seria melhor nós do Canis&Circensis procurarmos outra coisa para fazer na vida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress