O leitor que nos acampanha regularmente sabe que acreditamos na capacidade humana de equacionar seus problemas, incluindo aqueles dos mais cabeludos, como este, de acreditar que a capacidade humana teria mesmo tal capacidade. Se o homem é capaz de colocar-se algum problema é porque, em alguma medida, ele teria capacidade de resolvê-lo, concorda? Das ferramentas que o homem desenvolveu para equacionar seus problemas, a filosofia talvez seja a que desfrute de maior prestígio.
Quando começaram a preparar o material de análise deste aforismo, nossos pesquisadores começaram a se perguntar: ok, a filosofia é uma atividade muito antiga (rivalizando mesmo com aquela atividade que dizem ser a mais antiga do mundo), tem filosofia em tudo que é civilização, tem filósofo falando de tudo. Aliás, se existe alguma coisa que o filósofo faz é falar aos borbotões. De tudo o que se imaginar: desde os assuntos mais altos, como se foi Deus quem criou o homem, até assuntos mais baixos, como se foi o homem quem criou Deus.
Mas, pensaram nossos pesquisadores (dando, assim, uma de filósofos), o problema não estaria justamente aí, quer dizer, no fato de os filósofos falarem demais de tudo? Falar é a única coisa a fazer? E o que é pior: falam os filósofos, em sua esmagadora maioria, em salas de aula, gabinetes, cortes reais, escritórios, botecos, enfim, lugares fechados, ao abrigo de chuvas e tempestades, mas com o ar, não raro, viciado.
Assim, e com todo o respeito à atividade exercida pelos que pensam que pensam, não estamos imaginando, por exemplo, Leibniz na Praia Grande, ou Hegel no piscinão de Ramos, ou Wittegenstein torrando sob o sol de Salvador, ou Descartes em Ibiza, ou Kant em Mallorca.
Mas, se o filósofo é o amigo da sabedoria, não deveria, para ser coerente com essa definição (aliás, definida por ele mesmo), ser ele o primeiro a prestigiar o Sol, que faz existir tudo o que há na Terra, incluindo filósofos? Não deveria o filósofo tratar a filosofia de maneira semelhante à que o astro-rei trata a luz? Ou, para continuar sendo um ser de sangue azul, o filósofo tem que se abrigar do Sol?
Reprodução permitida, desde que citada a fonte. Caso contrário vamos soltar os cachorros em cima do infrator. ;-)
Canis Circensis – Copyright 2024 – Políticas de Privacidade