Anterior
Próximo

Ouvir as pessoas falar de Deus revela pouco Dele e muito delas

Como já foi observado anteriormente, há diversas correntes religiosas que sustentam a semelhança entre Deus e o homem. Imbuídos do mais alto e isento espírito de investigação, não cabe a nós dizer se a razão está contra ou a favor do grupo A ou do grupo B. Mas, considerando a dificuldade de ter acesso à divindade enquanto tal, nossos recursos concentram-se na investigação do material à disposição, ou seja, do material produzido pelo homem sobre Deus, em outras palavras, de quem fala sobre Ele. Sabemos que você, que está lendo esse aforismo com o mesmo espírito desabrido e generoso que norteia nossas pesquisas, ao saber do material com o qual podemos trabalhar poderá colocar em dúvida a seriedade das conclusões. Prezado leitor, você tem a nossa promessa de que estamos fazendo o melhor trabalho que nos permitem a pobreza material e a grandeza do espírito – palavra! Sobre a qualidade do material consultado, bem, siga nossa hipótese.

Confessamos nossa ignorância inicial: como pode a voz do povo ser a voz de Deus se, até onde saibamos, não houve ouvido humano popular que tenha ouvido a voz divina? O mesmo se dá por certo com ouvidos nobres: que voz ouvem esses últimos, educados e polidos?

Aí, ocorreu a nossos pesquisadores duas hipóteses, a primeira: que os dois, povo e nobreza, não estão na verdade ouvindo a voz de Deus, mas estão é ouvindo coisas, isso sim! A segunda: se nenhum deles está ouvindo o que diz estar ouvindo, de onde vem tanta informação que eles dizem estar ouvido diretamente da voz de Deus? Esta pergunta levanta uma questão adicional: se a origem das informações não é a voz divina, a que voz atribuímos tanta informação? É de quem a voz que fala que falou que quem falou não foi a voz de quem fala mas a voz Dele?

Quando nos demos por conta, nossos pesquisadores estavam como que enredados em um labirinto infernal, parecia uma guerra entre vozes: falou? Não falou? Quem falou?

A gritaria estava tanta que acontecia entre eles o mesmo que parece acontecer entre aqueles que falam que ouvem a voz de Deus: ninguém mais dava ouvidos a ninguém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress