Mais um daqueles Aforismos pelo qual seremos criticados a partir da formulação: que pretensiosos vocês Canis&Circensis: metidos a poetas, de novo?!
Na verdade, leitor, vamos tentar explicar: foi uma tentativa de colocar, em uma única palavra, dois conceitos, ou antes, duas palavras. A primeira palavra é a própria palavra; a segunda é a palavra, na verdade, um nome, Pavlov, aquele pesquisador russo conhecido pelas experiências que fez com cães, fazendo-os salivar ao soar a sineta que antecedia a comida. Sineta tocada, e a cachorrada já sabia que seria alimentada, e babava por antecipação.
Em primeiro lugar, até entendemos o uso na época de animais para fazer esse tipo de experiência … mas bem cachorros?!!! Se lá estivéssemos, não tenha dúvida de que protestaríamos, tanto a favor da ciência como contra o uso dos nossos amados peludos.
Como seja, a experiência ocorreu e, em linhas muito gerais, queria demonstrar a relação estímulo-resposta. Mas, nossos pesquisadores, mesmo entendendo a época em que o experimento foi feito, lamentavam o seu caráter ainda muito mecânico. Queriam entender se não haveria algo mais dinâmico em que pensar para fazer o experimento: dinâmico, não mecânico.
Nesse momento, um de nossos pesquisadores, especialista no estudo das Homilias lidas e comentadas nas missas católicas durante séculos (a especialidade dele eram as Homilias do século XVIII, ressaltamos), comentou: “E precisava submeter os cachorros a esse primarismo? Se o pesquisador russo se desse ao trabalho de estudar um pouquinho as Homilias entenderia com facilidade que elas desempenhavam, e desenpenharam durante muito tempo, e, aliás, ainda despenham justamente o papel de estímulo. Tem até sino tocando”. Mas, confessamos a você que o nosso querido pesquisador, se mencionou o estímulo representado pelas palavras das Homilias, não mencionou a resposta esperada, nem a resposta dada pelo fieis”.
O que você acha, leitor?
Reprodução permitida, desde que citada a fonte. Caso contrário vamos soltar os cachorros em cima do infrator. ;-)
Canis Circensis – Copyright 2024 – Políticas de Privacidade