Antes de você, leitor, nos mandar calar a boca, ou nos mandar para a casa do …, ou nos mandar plantar coquinho, gostaríamos de lembrar uma série de reações que nos autorizam a pensar que o Aforismo acima não é um delírio nem um desrespeito a quem quer que seja. Vamos lá.
Então, o seu amigo-traíra do escritório, sempre devendo para alguém, para algum agiota, sempre com as contas atrasadas, chega um dia para você e, na maior cara lavada, pede dinheiro emprestado. Como você é uma alma elevada, mesmo conhecendo o traíra que ele sempre foi, você empresta, sabendo que muito provavelmente esse dinheiro você não vai ver nunca mais, ao menos não integralmente, se vir metade levante as mãos pro céu, e sabendo que a justificativa será sempre a mesma, que ele se apertou esse mês, que a situação está difícil etc. Para finalizar com chave de outro, você é obrigado a ouvir: Deus lhe pague! Não estamos, leitor, no terreno do investimento e da grana?
Quer outra situação? Agora, não será seu amigo-traíra, mas a senhorinha que vem solicitar sua ajuda para a neta de uma amiga que acabou de nascer e a mãe dela está sem dinheiro para comprar o leite do seu quarto filho, cada um com um pai diferente, nenhum deles ajuda em nada, nem no leite! Você, que é alma elevada vezes dois, condoendo-se com a situação, já dá dinheiro suficiente para comprar uma caixa de leite (mesmo sabendo que a mãe pode acabar usando o dinheiro para outras coisas, comprando apenas uma meia dúzia de litros de leite), e o que você ouve? Quem dá aos pobre empresa a Deus. Não estamos, leitor, mais uma vez, no terreno do investimento e da grana?
Você que é bem informado e estudado lembrará sem dificuldade do tempo histórico em que, para limpar a barra das muitas bobagens que andou fazendo nessa vida, aceita a ideia de comprar uma indulgência para você. Assim, os pecados cometidos seriam como que perdoados graças a uma generosa grana. Não estamos, leitor, mais uma vez e outra vez, no terreno do investimento e da grana? (Aliás, se você quiser investir uns trocos com a gente, agradecemos. Temos várias formas de investimento. Só não garantimos que você entrará em algum reino sabe-se-lá onde!)
Reprodução permitida, desde que citada a fonte. Caso contrário vamos soltar os cachorros em cima do infrator. ;-)
Canis Circensis – Copyright 2024 – Políticas de Privacidade