Faça como nossos pesquisadores e pergunte por aí o que as pessoas acham da lógica. Uma boa parte das respostas dirá que lógica é matéria afeita à matemática, portanto, afeita aos poucos que sabem fazer cálculos, gente meio amalucada que acha que os números governam a vida. Tem outra gente que gosta de números, mas por motivos pecuniários, estes são os que governam a vida.
Outra parcela de respostas, mais educadas, dirá que lógica vem de logos, palavra grega para palavra, entre outras palavras. Assim, de acordo com essa concepção de lógica, a lógica começaria com a própria palavra, instrumento lógico por definição – de modo semelhante, os do primeiro grupo lá de cima, acham que os números é que são os portadores da lógica; assim, e em um lance de extrema ousadia, dizem esses que os números não mentem pelo simples motivo de que, se mentissem, não teriam lógica.
Em ambas as situações reside no fundo a mesma ideia: sejam lógicas as palavras ou lógicos os números, as coisas que acontecem, acontecem porque “logicamente” não poderiam ocorrer de outra maneira, apalavradamente ou numericamente. Assim, a lógica seria o verdadeiro caminho de todas as coisas, o reto caminho de todas as coisas. Respeitada, a lógica conseguiria o milagre de fazer da vida não apenas alguma coisa totalmente previsível e infalível, fazendo assim as delícias de gente de espírito burocrático, dominador e temeroso (três definições muito próximas umas das outras), mas faria da vida também um mar de rosas (provavelmente rosas lógicas), apaziguando desta forma o temor de quem achasse que uma vida lógica seria uma vida sem encanto.
A lógica seria muito mais que tudo isso, seria, na verdade, “a” resposta para todas as perguntas: feita com lógica, não haveria uma única pergunta sem resposta, uma única angústia sem alívio, um único questionamento sem entendimento, uma única área de sombra sob o sol da claridade (obviamente) lógica. Ou a lógica no lugar de Deus, ou Deus sendo a própria lógica.
Lógica – o olho que tudo vê seria capaz de se ver?
Reprodução permitida, desde que citada a fonte. Caso contrário vamos soltar os cachorros em cima do infrator. ;-)
Canis Circensis – Copyright 2024 – Políticas de Privacidade