Para estudar esse Aforismo, nossos pesquisadores partiram de uma constatação óbvia: todo mundo tem um amigo, um parente, um colega de serviço que se considera o sujeito mais radical do mundo. Sabe, aquele tipo de sujeito que discorda de tudo; que acha que tudo está errado, de A a Z; que nada presta; que nada é como deveria ser e ter sido – dessa forma, tudo deveria ser destruído e deveríamos começar tudo do zero de novo, agora sim da maneira correta – maneira que, obviamente, é a maneira como ele concebe que as coisas devem ser.
Mas, ao pesquisarem o tema, nossos analistas logo perceberam um fato comum a praticamente todos aqueles listados no parágrafo acima: criticam, xingam, espumam de raiva, mas são, curiosamente, dóceis quando se trata de enfrentarem os poderes estabelecidos que tanto criticam. Curiosamente ou espertamente?
Nossos pesquisadores observaram um primeiro nível de esperteza em quem critica tudo: nada pode estar à altura deles; nada poderia ser digno deles; nada atingiria a qualidade deles, nada poderia ter o padrão de excelência deles – logo, a crítica seria uma postura mais que natural.
Esses dizem mesmo que sua posição está ajudando os menos capacitados a capacitarem-se, a superar o nível medíocre em quem se encontram, a sair da caixinha do conforto, a elevarem seu pensamento e sua prática de vida. Esses estão dando a todos que não pensam como eles a possibilidade de encontrarem seu lugar na ordem das coisas, lá no final da fila, bem lá atrás.
E, quando esses fazem críticas a estâncias superiores da vida, críticas à administração, à política, à economia, ao direito, à sociedade, à moral, à vida em sociedade não é para acabar com tudo isso, não é colocar uma super bomba e mandar tudo pelos ares, não dar à própria evolução recomeçar tudo do zero, agora da maneira certa, maneira que justamente eles estão ensinando, que estão dizendo, e que se a evolução erra de novo, a coisa vai ficar feia.
Prezado leitor, o que você acha dessa gente que acha que está tudo errado, quer dizer, quase tudo errado, com exceção de quem fala isso?
Reprodução permitida, desde que citada a fonte. Caso contrário vamos soltar os cachorros em cima do infrator. ;-)
Canis Circensis – Copyright 2024 – Políticas de Privacidade