Anterior
Próximo

Velhice é maturidade tanto quanto a juventude é jovialidade

Faça um teste, leitor. Pegue um documento, RG, CNH, certidão de nascimento. Dê uma olhada com atenção na data de nascimento. Agora, vá até o espelho, encare-o de frente, frente-a-frente, como duelo no velho oeste, duelistas encarando o adversário (inimigo?) com coragem, mãos coladas ao coldre, atenção máxima, cena de cinema, sem uma mosca sequer para perturbar o sereno do ar que, entre estático e extático, se movimenta parado, arrastando, ou melhor, empurrando de leve uma folha seca no canto inferior esquerdo da tela. Segundos que duram eternidades. Parece meditação: até um lagarto, percebendo-se alheio a tudo que não lhe diz respeito, tem o único movimento que a cena flagra: um evadir-se em zigue-zague-de-fuga, que marca a areia como um gesto que combina com a cena por oposição. Nada desse movimento de lagarto faz qualquer dos duelistas cair nessa de piscar: o adversário (inimigo?) pode se aproveitar desse vacilo para atirar primeiro. No mais, ninguém para apreciar, não direto sob o sol, que se põe em discreto silêncio, em respeito à vida que se decide sob suas barbas. Talvez, espiando pela fresta de alguma porta, de alguma janela, um alguém qualquer.

A cena da jovialidade da juventude é de outra natureza. Depois do mesmo procedimento inicial de consultar o RG, a CNH (se já existir), a certidão de nascimento, o cenário agora é uma desafiadora pista de skate: alta, daquelas que parece que vai jogar o skaitista para o céu depois que a pista for superada. E, antes de jogá-lo ao infinito diversas habilidades serão exigidas, Ollie, Nollie, Flip, Ollie Heel ou heelflip, Pop shove-it, Hardflip, Varial-flip, Manual – um skatista-raiz não irá claudicar em nenhuma dessas manobras. Habilidades superadas, resta saber o que acontecerá depois que o impulso inicial da queda faz a velocidade ganhar velocidade e ainda mais velocidade a ponto de projetar o skatista para além de toda e qualquer materialidade da pista.

Resta saber em ambos os casos em que medida a idade que cada um dos viventes tem nos documentos é a idade que eles demonstram diante da única coisa que irá defini-los, o desafio.

Leitor: dê sua opinião, opine, participe.

Nossos pesquisadores dizem que, pela resposta, têm condições de afirmar a idade de cada um.

Quem leu este Aforismo, leu também:

A ideia de verdade é um dos maiores impedimentos para que a justiça se faça

plugins premium WordPress