Anterior
Próximo

A arte é a vida como deveria ser

Afinal, quem imita quem: a arte imita a vida, ou a vida imita a arte?

A quem caberia a palavra final, ou ao menos uma palavra mais categorizada para definir o que é a nossa própria condição de viventes?

Nossos pesquisadores partiram de uma constatação do senso comum: a vida sangra, bate, corrompe, exige o tempo todo. A arte – bem, tem arte que é sangue mesmo, mas tipo assim de mentirinha, sangue diferente de quando alguém toma um tiro ou uma facada, ou quando, mesmo sem sangue, a gente se sente dilacerar por dentro, como quando morre um ente querido. Nesses casos, a arte é uma mão na roda, porque ajuda a suportar o que, sem ela, seria insuportável.

Por outro lado, nossos pesquisadores especularam que bem que a vida precisa mesmo de uma situação para atenuar suas agudezas, uma espécie de air-bag existencial contra choques e colisões – haja maldade dessa vida! Às vezes, a maldade é tanta, que a arte não representa apenas algo como (dependendo do gosto de cada um) uma lata de leite condensado, um copo de cachaça, um acalento de mãe, um momento de elevação existencial (mas, pesando bem, o que não é elevado em relação à nossa vidinha do dia-a-dia de boletos sempre vencidos, de amores que não se dão, de traições por todo lado, de facadas pelas costas, de ingratidão de fornecedores, cliente e principalmente de amigos).

Diante de um quadro tão precário como esse, não é à toa que tem muita gente que faz da arte a sua vida. Não nos referimos somente a artistas, quer sejam esses músicos, poetas, pintores, escultores e suas infinitas versões modernas. Para poderem respirar um ar não tão poluído quanto o da vida, aqueles e outros de tendência artística, simplesmente gente que chama urubu de meu louro, eu, você, quase todos nós, preferimos tentar respirar o ar que a arte nos fornece.

O oxigênio pode não ser de verdade, mas de mentirinha também se vive, concorda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress