Curto e grosso: afinal, com quem estaria a sabedoria? Com quem viveu mais e, por isso, saberia mais ou com quem viveu menos e, por isso, não estaria aprisionado em uma visão de sabedoria para lá de caduca? Essa era a pretensão de nossos pesquisadores. Ingenuidade típica de intelectual, aquela gente que pensa que pensando pensa que os problemas se resolvem?
A visão tradicional das coisas reza que os velhos se caracterizariam pela experiência, pelo bom senso, pela ponderação, tudo isso resumido em uma palavra: sabedoria. Mas essa visão tem um problema: como na vida se acostuma a (quase) tudo, o mesmo não aconteceria com a sabedoria? Assim, a sabedoria seria mais uma questão de costume, e não uma descoberta, um imprevisível, ou árdua conquista. Quer dizer: do mesmo modo que os velhos se acostumam a suas dores, à sopa sem sal e ao mingau de araruta, também se acostumariam com a sabedoria.
Por essa mesma visão tradicional, os jovens seriam os responsáveis pela novidade, pela renovação. Mas essa visão tem um problema: se a sabedoria for uma descoberta, um imprevisível, a sabedoria seria uma decadência, declinaria com idade. Sábio então seria um bebê! Quanto mais velho, menos sábio! Saber seria tudo, menos envelhecer!
Se fizermos uma analogia com a moda, os jovens seriam moda primavera/verão e os velhos, moda outono/inverno. Em termos de cores: os jovens seriam as cores vivas, vibrantes, alegres, coloridas, chocantes; os velhos seriam as cores neutras, clássicas, sombrias, pastel, creme.
Se a sabedoria pertencer aos jovens, a sabedoria seria caracterizada pelo ímpeto, pelo entusiasmo, pela vivacidade, pelo calor. Se pertencer aos velhos, sabedoria rimaria com frieza, solidão, ensimesmamento, contenção, comedimento.
Assim, de um lado, uma sabedoria incendiária; de outro, uma sabedoria de bombeiro.
De um lado, uma sabedoria fresca; de outro, uma sabedoria velha; de um lado, uma sabedoria verde; de outro, uma sabedoria cinza.
(Para você, leitor, ter ideia de como é difícil saber a idade da sabedoria, console-se com nossa situação: saiba você que entre nossos pesquisadores há gente que tem anos suficientes para ser pai, mas tem vivacidade de filho, enquanto tem gente que tem quando muito idade para ser filho e parece mais velho que pai.)
Reprodução permitida, desde que citada a fonte. Caso contrário vamos soltar os cachorros em cima do infrator. ;-)
Canis Circensis – Copyright 2024 – Políticas de Privacidade