Anterior
Próximo

Quando a economia, que significa a lei da casa,
passou a ser a lei da casa da mãe joana,
a ecologia começou a pagar a conta

Não somos moralistas – você está cansado de saber. Por isso, quando usamos, para estudar esse Aforismo, de uma expressão que remete a imaginação para recônditos do íntimo e do prazeiroso, esclarecemos que ela, a expressão, nos serve aqui para fazer uma referência ao fato de que esse ambiente é considerado sem lei nem ordem, lugar onde ninguém manda. Coitada da Joana, que, dizem os historiadores, depois de se envolver na tentativa de assassinato do marido, corrida que foi, não teve lá muita alternativa para viver, senão sendo dona de uma casa onde a homarada toda ia se divertir. Tudo bem, nenhuma flor que se cheirasse, mas seria ela uma má administradora? Pode até ser, mas, desconfiamos nós, uma casa da mãe Joana entrou para a história como sinônimo de terra sem lei, não porque essa não existisse, mas provavelmente por conta do moralismo de homens e mulheres.

Esclarecimentos feitos logo de início, vamos ao que interessa. Com dinheiro não se brinca – falando nisso, leitor, bem que você poderia nos agraciar com algum do seu, para ajudar a financiar nosso trabalho de pesquisa, análise e salvação da humanidade – sobretudo nesse último caso, não garantimos de jeito nenhum a devolução do dindim em caso de não atingimento do objetivo pretendido, porque salvar a humanidade … deixa pra lá! Sabemos que se esse texto tocar seu coração, as moedas farão aquele barulhinho bom.

Mas, voltando ao que interessa, quer dizer, ao Aforismo (porque seu dinheiro continua interessando, sempre!) o fato é que todos entre outros consideram-se verdadeiros gênios da economia. Todo mundo sabe como tirar o país da lama, como reativar a economia, criar emprego, acelerar a indústria, dinamizar o comércio. Nossos pesquisadores perceberam, no entanto, que a única conta que esse gênios da matemática e da produção só sabem fazer duas contas, adição e multiplicação, sem se preocupar em ver quem está pagando a conta, nem se, nesse processo, não estariam matando a galinha dos ovos de ouro. Não foi nada difícil percebermos que muitos são os mortos nesse caminho, a começar da coisa mais pé-no-chão, a base de tudo, a natureza. Então, os gênios da matemática e da produção revelaram-se totalmente ignorantes da mais ingela noção de medida e bom senso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress